Telenovelas, uma forma de alienação
Destacam-se, em nossa sociedade atual, dois núcleos com realidades bastante distintas - a elite e os trabalhadores – já nas telenovelas temos, na maioria das vezes, a representação de apenas um quadro da sociedade, o da elite. Entendendo alienação como uma forma de mascarar a realidade de como ela é, pode-se dizer que as telenovelas são sim fontes de alienação.
Ao ligarmos a televisão nos deslumbramos com as lindas paisagens, os atores/atrizes maravilhosos (as), as mansões, os carros de luxo, as jóias, porém, essa é uma realidade restrita, possível apenas para uma grande minoria da sociedade, sendo assim, as telenovelas vão de encontro à conscientização. Acredito que não seja com uma realidade utópica que iremos expandir nossos horizontes de conhecimentos, de cultura, de saber, e sim, com telejornais não censurados, com programas destinados à cultura, pois esses sim acrescentam algo produtivo em nossas vidas. Enfim, vejo as novelas como uma forma legal e abstrata de oprimir os espectadores, pois os prende em uma dimensão diferente da que vivemos, desviando a sua atenção pela informação, pela cultura, para a falsa realidade.
Platão, séculos atrás, estudando a sociedade da época, definiu um comportamento humano com a chamada teoria da caverna. Tal teoria dizia que os homens, ao se restringirem a uma única verdade, passam a ter uma visão limitada das coisas, e é exatamente esse o papel das telenovelas, que conseguem manipular as pessoas - facilmente influenciadas – da maneira que bem entendem, limitando-as àquilo que desejam. Pode-se destacar também o criativo enredo das novelas, que na maioria das vezes mudam os atores, o cenário, mas utilizam o mesmo contexto. Não há críticas sociais, não há ataques ao governo, não há miséria, não há manifestações, apenas Leblon, Copacabana, Mercedes, Empresários, Futebol, ou seja, uma visão extremamente rasa da que vivemos.
Julgo as novelas de tal maneira, por não exporem a sociedade como ela é, e sim como querem que ela seja, ou então, como querem que ala seja vista e isso é uma forma de alienar as pessoas, pois conforme nos é fechada a porta do conhecimento, nos é limitado o espaço que teríamos para a educação, criamos uma ideia errada do ambiente em que vivemos, ficando à margem de tudo.
Fernando Brahm Junior
06/06/2011
--------------------------------------------------------------
Esse foi o tema de uma redação do concurso vestibular UFRGS, bom, não fiz a melhor dissertação, mas apresentei uma visão que tenho sobre a televisão nos dias atuais, mais especificamente as novelas, como era pedido na proposta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário